Preencha o formulário abaixo para poder compartilhar essa página.
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1972); Residência em Pediatria; Hospital Federal dos Servidores do Estado; HSE, Rio de Janeiro (1974); Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (1998); Doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Programas Especiais – (SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA); Conselheira da Associação Saúde da Família de São Paulo–SP; Docente e Pesquisadora e Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais (UNICHRISTUS); Docente do Mestrado de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria; segunda vice Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atua principalmente nas seguintes áreas: Gestão e Planejamento em Saúde Pública; Ensino de Medicina, Pediatria, Saúde Coletiva da Criança.
Avaliação de ensino e aprendizagem na graduação e pós-graduação em saúde
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1999), Concluiu Residência Médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva (R3) e em Geriatria, assim como Especialização em Nutrição Clínica. Especialista titulado em Medicina Intensiva (AMIB/AMB), Geriatria (SBGG/AMB) e em Suporte Nutricional Parenteral e Enteral (SBNPE/AMB). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Ex-Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Ex-Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Supervisor do Programa de Residência Médica Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral. Professor Adjunto IV do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Professor do Curso de Medicina e Professor-orientador do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus (Unichristus). Tem interesse na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, Clínica Médica, Geriatria, Medicina Intensiva, Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral e Farmacologia.
Uso de novas tecnologias em metodologias ativas de ensino
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará (1998), especialização em Nutrição Clinica pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é médica nefrologista da Unidade de Transplante Renal do HUWC da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, nefrologia clínica, insuficiência renal crônica, hemodiálise e avaliação nutricional em diálise. É professora do Centro Universitário UniChristus em Fortaleza-Ceará e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e tecnologias Educacionais da Unichristus. É supervisora do Programa de Residência Médica em Nefrologia do HUWC da UFC.
Avaliação do ensino/aprendizagem no ensino e atenção em saúde para desenvolvimento de instrumentos de avaliação de competências profissionais
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Pós-doutor em Odontogeriatria pelo CHU-Rouen-França (2015), Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001), Especialista em Odontologia do Esporte pelo Conselho Federal de Odontologia (2017), Especialista em Educação a Distância pelo Senac (2007), Especialista em Treinamento Personalizado pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), Especialista em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco(1995), Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor dos cursos de Odontologia e Educação Física da Universidade de Fortaleza, do Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade de Fortaleza e do curso de Odontologia e do Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus. Tem experiência na área de Odontologia atuando principalmente nos seguintes temas: Periodontia e Odontologia do Esporte. Sua experiência em Educação Física é na área de avaliação física.
Interatividade e utilização da Educação a Distância no ensino em saúde
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Doutora em Saúde Coletiva pela Ampla Associação UFC/UECE/UNIFOR. Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Educação à Distância e Docência no Ensino Digital. Enfermeira. Atua na docência e na coordenação do curso de Enfermagem. Docente do curso de Medicina e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus – Unichristus. Tem experiência nas áreas de ensino na saúde, saúde coletiva, educação, gestão, violência/saúde e promoção da saúde.
Avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos em busca da consolidação do Sistema Único de Saúde
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Médico formado pela UFC – Fortaleza. Conselheiro da International Epidemiological Association. Professor da Faculdade de Medicina – UFC. Pós-Doutor em Epidemiologia Aplicada na Harvard School of Public Health e UFC. Alumnus da Harvard Medical School, Effective Writing for Healthcare. Doutor em Saúde Coletiva associação ampla UFC, Especialista em Epidemiology in Public Health Practice pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Mestre em Saúde Pública pela UFC – Fortaleza. Foi selecionado como um dos 15 highlighted on demand work of World Congress of Epidemiology 2021. Desenvolve pesquisas em diversas áreas médico-epidemiológicas, com foco principal na saúde nutricional e desenvolvimento materno-infantil e avaliação de tecnologias de saúde.Tem mais de 100 publicações científicas em jornais indexados internacionalmente.Editor das revistas PLOS Global Public Health, PLOS One, Children.Também especialista em Avaliação de Tecnologias de Saúde pela UFRGS e em Economia da Saúde pela UFG e em Auditoria de Serviços Públicos e Privados pelo CEQUALE e Especialista em Medicina Intensiva pela Fundação Unimed, GreenBelt da metodologia Seis Sigma. Participou através de seleção nacional do Collaborative Public Health Field Course in Brazil, da Harvard School of Public Health.
Desenvolvimento de aplicativos interativos para ensino e autoaprendizagem dinâmicos na área da saúde
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1964), Residência Médica pela Universidade Federal do Ceará (1966), Especialização em Pediatria pelo Hospital Infantil Albert Sabin (1986), Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Primary Health Care Management pelo Instituto Superiore Di Sanitá (1994) e Doutorado em Saúde Pública – Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), atuando nas áreas do Internato no módulo Saúde da Comunidade e da Família e Docente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais; Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família para o Nordeste (RENASF-FIOCRUZ); Colaboradora da Sociedade Brasileira de Pediatria; Direção e Administração da Sociedade Cearense de Pediatria; Professora do Instituto para o Desenvolvimento da Educação; Colaboradora do Ministério da Saúde e Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.
Educação em saúde em projetos de pesquisação na comunidade – percepção dos acadêmicos e da comunidade envolvida
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Educação a Distância Centro Universitário Christus; Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Educação Formação do PPGE/UECE; Editora Gerente da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Membro do comitê científico da Revista Brasileira de Educação (RBE), Revista EaD em Foco, da Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación. Membro da comissão científica Congresso Brasileiro de Informática na educação. Membro do projeto de pesquisa Qualificação de periódicos científicos de educação: articular para internacionalizar (2023-atual), financiado pela FUNCAP e CNPq. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Possui experiência na área da Ciência Aberta, bem como nas Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase em Formação Docente, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: mobile learning, dispositivos móveis, software educativo livre, educação a distância, aprendizagem colaborativa móvel, aplicativos e recursos educacionais digitais na educação básica e ensino superior
Desenvolvimento de um ambiente virtual em 3D, em tempo real, para simulação de desfechos clínicos em terapias farmacológicas
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cerará – FAMED/UFC. Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP/2016. Médico Reumatologista com Residência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP/2012, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR/2012. Orientador de mestrado e professor da pós-graduação do Centro Universitário Christus (Unichristus). Atende em consultório particular em Reumatologia. Desenvolve pesquisa na área de Síndrome de Sjögren, feedback (devolutiva) para os estudantes de Medicina, metodologias ativas de ensino na área da saúde, uso de tecnologias no ensino com desenvolvimento de aplicativos voltados para o ensino.
Pesquisa em avaliação do ensino e aprendizagem em saúde
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Graduação em Pedagogia (UFC). Mestrado e Doutorado em Educação (UFC), linha de avaliação educacional, eixo de avaliação do ensino-aprendizagem. Pós Doutor em Educação (CAPES/UFC), a partir do desenvolvimento do Projeto “Pandemia da Covid-19 na Educação Superior: avaliação dos impactos sobre a saúde mental de discentes e servidores, bem como sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES)”. É Professor Adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com vínculo no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); Professor vinculado ao Centro Universitário Christus (Unichristus), atuando no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais (Mested). Pesquisa assuntos relacionados a avaliação educacional, formação de professores, didática, currículo, estrutura e política educacional e ensino em saúde.
O uso da avaliação educacional para a proposição de práticas didáticas, tecnológicas e formativas na ação de ensinar
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Physiologie et Physiopathologie Rénales – Universite de Paris VIII (1990) e Doutorado em Néphrologie – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993), Título de Nefrologista (1994) pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Especialista em Nutrição Clínica (2006) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente exerce no Centro Universitário Christus (Unichristus) as seguintes funções: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador da Aprendizagem por Metodologia Ativa, Coordenador da Clínica Escola de Saúde, Professor de Nefrologia e Orientador do Mestrado de Ensino em Saúde. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, Nutrição Clínica e Educação Médica.
Estudo das Práticas Avaliativas e da Formação Docente e Discente para Condução da Metodologia Pedagógica
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC- ano 1998), concluiu Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hospital São José de Doenças Infecciosas, pertencente a rede de residências vinculadas a Escola de Saúde Pública do Ceará (HSJ – SESA/CE, ano 2001). Short-fellow na Wayne State University, Detroit/Michigan, no serviço de Doenças Infecciosas e Laboratório de Micologia, 2000-2001. Em 2002 realizou curso de HIV no NIH em Bethesda/Washington pela International Aids Society. Concluiu mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará em fevereiro de 2006, tendo ingressado no Doutorado do mesmo programa de Farmacologia e concluído em 2011. Realizou Fellow Research em Microbiologia com ênfase em HIV (sequenciamento genotípico, clonagem viral e resistência) pelo Center of Global Health da University of Virginia em 2007. Realizou Especialização em Psiquiatria pela Estácio de Sá do RJ de 2015-2017. Pós Graduação em Gestão de Tecnologia e Inovação pela PUC-Paraná em Janeiro/2024. Funcionária pública estadual do Hospital São José de Doenças Infecciosas. Atualmente Coordenadora da Telessaúde Sesa. Docente na Faculdade de Medicina Unichristus, coordenando o módulo de Doenças Infecciosas, e orientadora do Mestrado de Ensino e Tecnologia em Saúde (MESTED). Coordenadora do Projeto de Extensão em Farmacologia da Unichristus e ELAM (Ensino de Literatura e Arte na Medicina).
Desenvolvimento de metodologias de ensino e pesquisa para capacitação multiprofissional
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2000), concluiu Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Ciências/Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM – 2008). Concluiu Especialização em Educação para Profissões da Saúde em 2014 (560h). Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/AMB – 2003), Qualificação em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC – 2004) e Certificado de Atuação na Área de Endoscopia Ginecológica (FEBRASGO/AMB – 2004). Atualmente é professora associada III do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, professora-orientadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais da Unichristus, e do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança da UFC. É Chefe do Setor de Saúde da Mulher da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand/EBSERH/UFC. É presidente da ABPTGIC – capítulo Ceará, e membro das Comissões Nacionais Especializadas da FEBRASGO de PTGI e de Residência Médica. Tem interesse nas áreas de Patologia do trato genital inferior e HPV, Histeroscopia e Educação em Saúde. Fellow do programa FAIMER Brazil (2013) e membro Regional Institute Faculty (Philadelphia, 2015).